Livro: Atmosferas Explosivas - Instalação de Equipamentos Elétricos Em
   Áreas Classificadas - 2ª Edição
 

Autor: Sr. José da Silva

Sinopse: A seleção dos equipamentos elétricos, a instalação, bem como a inspeção e manutenção nas áreas com presença de atmosferas explosivas são requisitos fundamentais para garantir a segurança dos locais e dos trabalhadores. Sendo assim, essa obra apresenta uma grande contribuição para o setor de engenharia elétrica, podendo ser recomendada também para estudantes e pesquisadores que tenham interesse no assunto. Utilizando uma linguagem simples e direta o autor apresenta informações relevantes que auxiliam para identificar uma área com presença de atmosferas explosivas, o livro expõe também detalhes importantes sobre a montagem de equipamentos elétricos para evitar que se tornem uma fonte de ignição.

Na segunda edição revisada e ampliada, foram acrescentados requisitos e informações sobre o sistema de segurança IECEx, detalhes sobre a certificação de pessoas, bem como informações sobre as atividades contendo poeiras combustíveis, encontradas em diversas atividades, incluindo silos de armazenamento de grãos, indústria de ração para animais, indústria alimentícia, fábricas de fertilizantes, entre outras atividades. A obra apresenta também informações e detalhes sobre o sistema de inspeção e manutenção de equipamentos elétricos em áreas classificadas, conforme os requisitos da norma ABNT NBR IEC 60079-17.
 

Sobre o autor

Mestre e bacharel em Administração, técnico em eletrônica, é um experiente profissional com grande conhecimento em equipamentos elétricos para áreas classificadas, tem orientado empresas na elaboração de projetos e instalações de equipamentos elétricos, participando ativamente desses processos. Sua atuação sempre esteve voltada às áreas técnica e comercial: trabalha como representante e consultor de empresas do segmento elétrico e é palestrante especializado em atmosferas explosivas. As palestras, os treinamentos e os cursos que realiza são direcionados a profissionais envolvidos nas áreas de manutenção, projetos e instalações elétricas em áreas classificadas nas indústrias, empresas de engenharia, de projetos e instaladores, trabalhos que também são realizados para estudantes em escolas técnicas e universidades.