Objetivo: Desenvolver conhecimentos básicos sobre o estado de tensões das tubulações industriais quando submetidas aos carregamentos de pressão interna, peso próprio e temperatura, destacando os mecanismos utilizados para analisar e controlar seus efeitos, segundo os critérios de projeto definidos pela norma ASME B 31.3.
Público: Engenheiros, projetistas e demais profissionais com conhecimentos básicos nos segmentos de projeto, construção e montagem de tubulações industriais, buscando o aperfeiçoamento técnico na área do comportamento mecânico desses sistemas e nos principais meios de controle utilizados para garantir uma vida útil adequada e segura.
Conteúdo Programático:
- Origem - Tensões e Solicitações Principais
- Natureza das solicitações – Tensões Primárias x Tensões Secundárias
- Limites admissíveis de tensões x Relaxamento Espontâneo
- Efeitos da Temperatura x Restrições aos deslocamentos
- Relação Tensão x Deformação
- Flexibilidade – Definição, Influências e Meios de Controle
- Análise de Flexibilidade - Aplicação
- Análise de Flexibilidade x Movimentos introduzidos pelos bocais
- Melhoria da Flexibilidade – Casos Especiais
- Curvas de Expansão (“Loops”), Suportes de Mola e Juntas de expansão
Instrutor: José Luiz de França Filho

FORMAÇÃO: Engenheiro Mecânico graduado em 1975 e pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho em 2006.
Engenheiro especialista em Análise de Tensões de Tubulações Industriais
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Consultor Especializado da Leme Engenharia Ltda., atualmente responsável pelo grupo de Análise de Tensões da Unidade 3 da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – Angra dos Reis – RJ.
Consultor Especializado para a Análise de Flexibilidade das tubulações da Unidade de Coqueamento Retardado da Refinaria Abreu e Lima – RNEST e tubulações diversas da Usina Termelétrica CAFOR – 200 MW da referida refinaria.
Sócio Fundador e principal executivo da Cappe Engenharia Ltda., respondeu pela Direção Técnica da empresa desde sua fundação, em nome da qual conduziu diversos projetos multidisciplinares para a Petrobras e outras empresas do segmento de Petróleo e Petroquímica.
EXPERIÊNCIA DOCENTE:
Cursos de Extensão Universitária na área de projeto de tubulações, com ênfase na área de Flexibilidade e Suportes, em convênios com a Escola Técnica Celso Suckow da Fonseca – RJ, Clube de Engenharia – RJ e CREA – ES.
Autor do livro Manual de Análise de Tensões de Tubulações, publicado pela LTC Editora em junho de 2013.

|