O que são?
As câmaras temáticas da Federação das Fundações e Organizações da Sociedade Civil do Rio de Janeiro são uma oportunidade de encontro de seus associados e convidados especiais para o debate de temas que motivam a existência das Fundações e Associações filiadas à Federação. Busca-se entender a realidade que envolve a sustentabilidade das organizações da Sociedade Civil no panorama regional e nacional, traçar os cenários futuros previsíveis e obter proposições, permitindo o reposicionamento estratégico das instituições do Terceiro Setor com o acesso a informações e análises de alto nível. A partir de suas câmaras temáticas a Federação pode estabelecer sua ação a partir do universo de atuação de suas próprias associadas. As reuniões das Câmaras são no mínimo anuais e preferencialmente devem ter alguma forma de participação remota (teleconferência) e de gravação de seus debates. Seu acesso direto é restrito aos associados previamente inscritos e aos convidados.
Quais câmaras
No dia 16/05/17 a partir das 9h se reunirá a câmara de Ciência, Tecnologia e Inovação reunindo centros de Pesquisa e Desenvolvimento, Fundações de Apoio Universitário, instituições de ensino, NITs, órgãos públicos, reguladores e empresas com base tecnológica. Contará com a presença de Isabela Brod do BNDES para expor as novas políticas operacionais do banco. A mesa inicial de debates contará com Graziela Zucotto, do IPEA, Marcelino Guedes do sistema Petrobras e Raimar van den Bylaardt, da Anpei, com mediação do Professor Silva Melo, Decano da PUC-Rio. Serão abordados a situação atual dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, os cenários e perspectivas a partir de 2017 e as proposições de posicionamento estratégico das instituições, empresas, órgãos públicos e das ações da própria Federação .
A partir das 14 ser reunirá a Câmara de Estratégia (global), de reunião ampla dos associados da Federação. Nessa mesa de debates procura-se entender o panorama da economia e política, seus cenários previsíveis e proposições de posicionamento estratégico. Serão expositores o Prof. Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio e o economista Manuel Thedim, do IETS. São especiais convidados à mesa de debates o Prof. e ex-ministro Marcílio Marques Moreira, da FGV, Alfredo Syrkis, Jornalista, ex-Deputado Federal, fundador e dirigentes de organizações do terceiro Setor tais como Ondazul e Centro Brasil no Clima. A mediação será de Angela Dannemann, executiva do Instituto Itaú Social.
Objetivos
Promover o debate sobre temas relevantes. Oferecer às organizações da Sociedade Civil acesso a informações e análises de alto nível que permitam repensar suas estratégias e prioridades na busca da sustentabilidade em época de crise
Objetivos operacionais
-Traçar um panorama da situação atual
-Desenhar cenários possíveis e proposições tendo como foco a sustentabilidade institucional
-Identificar e estabelecer a posição das instituições representadas pela Federação |
Câmara Ciência, Tecnologia & Inovação
9:00 às 9:30 - Recepção/Credenciamento
9:30 - Abertura - Presidente da Funperj - Paulo Haus Martins
9:45 - Mesa (ou um circulo) com os convidados
Moderador: Prof. Silva Melo - Decano do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palestras com 30 minutos cada:
BNDES e o apoio à Inovação - Isabela Brod Abreu - Gerente de Inovação/BNDES
Políticas de inovação na última década: BNDES e a Lei do Bem - Graziela Ferrero Zucoloto - Pesquisadora IPEA
Custo da Burocracia no Brasil - Fernando Peregrino/CONFIES
Comentaristas:
Marcelino Guedes Ferreira Mosqueira Gomes - Mestre em engenharia civil pela COPPE/UFRJ, MBA em Gestão Estratégca do Conhecimento pela PUC-PR e Especialização Engenharia de Terminais e Dutos pela Petrobras; Membro da Comissão de Transporte Dutoviário do IBP e do Comitê Executivo da Pipeline System Division da American Society of Mechanical Engineering(ASME).
Raimar Van Den Bylaardt - Membro do Conselho Empresarial de Tecnologia da FIRJAN e Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI)
12:15 - debate e perguntas
13:00 - Intervalo para almoço |
Câmara - Estratégia Global
14:00 - Abertura - Paulo Haus Martins - Presidente da Federação de Fundações e OSC Rio.
14:10 - Expositores Prof. Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio e o economista Manuel Thedim, do IETS.
Duração: das 15h às 18h
Moderadora: Angela Dannemann (Instituto Itaú Social)
Debatedores:
Alfredo Syrkis (Ondazul e Centro Brasil no Clima)
Marcilio Marques Moreira (FGV/Associação Comercial do Rio) |