Horário
09h00 - 10h00

Credenciamento

Horário
10h00 - 10h40

Palestrante: Bruno Visini (Steute)

Tradutor da Palestra: Ethernet em áreas classifcadas

Ethernet - Advanced Physical Layer é o novo padrão para Ethernet de 2 fios, para os dispositivos de campo instalados em áreas perigosas. Ethernet-APL será a tecnologia chave que conduzirá a digitalização de plantas de processo até o nível de campo, incluindo seu uso em áreas classificadas.
A R. STAHL faz parte da aliança que desenvolve este novo padrão, e esta apresentação irá ajudá-lo a implementar a digitalização na planta do seu cliente, usando a tecnologia Ethernet-APL.

Horário
10h00 - 10h40

Palestrante: Ravindra Jagasia (Stahl Business Development Americas - Automation)

Palestra: Ethernet in Hazardous Locations

Ethernet - Advanced Physical Layer is the new standard for 2-wire Ethernet, for the field devices installed in hazardous areas. Ethernet-APL will be the key technology driving digitalization of process plants down to the field level, including its use in hazardous locations.
R. STAHL is part of the alliance developing this new standard, and this presentation will help at you implement digitalization at your customer's plant, using Ethernet-APL technology.
If you are an automation engineer, or an E&I engineer or are just curious about the future of Ethernet in the field, then this session is for you.

Horário
10h40 - 11h20

Palestrante: André Cardoso (Terminal 39)

Palestra: A segurança dos equipamentos e instalações em atmosferas explosivas contendo poeira combustível.

Os equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas contendo poeiras combustíveis, tais como silos, armazéns graneleiros, unidades de transbordo, terminais portuários e outros destinados ao manuseio de granéis sólidos de origem vegetal ou mineral, devem apresentar as características necessárias à proteção contra incêndios e explosões. O objetivo desta palestra é apresentar os riscos associados a movimentação dos grãos e as características técnicas básicas para a seleção dos equipamentos destinados à sua movimentação.

Horário
11h20 - 12h00

Palestrante: Rogélio Gongora (Petrobras)

Palestra: Inspeções de equipamentos e instalações "Ex" offshore com base na Norma ABNT NBR IEC 60079-17

Em função da elevada quantidade de “desvios” que são frequentemente encontrados durante os serviços de INSPEÇÕES de campo em áreas classificadas, pode ser verificado que somente a avaliação da conformidade por meio da certificação dos equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex" tem se mostrado INSUFICIENTE para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas e das pessoas que nelas trabalham. Equipamentos "Ex" instalados em atmosferas explosivas possuem tipos de proteção e características construtivas específicas para operarem nestas áreas de risco que necessitam ser PERIODICAMENTE inspecionadas, de acordo com os requisitos especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17 - Inspeção de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. A realização de inspeções periódicas em cada um dos equipamentos "Ex" existentes contribui para a identificação e a devida correção de eventuais "desvios" que possam ser identificados, de forma a manter as características de proteção e a GESTÃO de segurança dos equipamentos, ativos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétrica "Ex".

Horário
12h00 as 12h30

Abertura para perguntas e interação entre os participantes e palestrantes

Horário
12h30 - 14h00

Intervalo para o Almoço

Horário
14h00 - 14h40

Palestrante: Jamy Sampaio (SMBOffshore)

Palestra: Sistema automatizado de gestão de ativos "Ex" em áreas classificadas.

Automatização de gerenciamento de ativos Ex elétricos e mecânicos em áreas classificadas de gás, por meio de sistema eletrônico de inspeção.

Horário
14h40 - 15h20

Palestrante: Ricardo Zanata (Schmersal Brasil)

Palestra: A Execução de Classificação de áreas e Projetos de instalações elétricas em Atmosferas Explosivas por Unidades de Competências Ex002 e Ex009.

A importância do prontuário das instalações elétricas em áreas classificadas, pontos importantes a serem avaliados na especificação dos equipamentos com proteção EX na fase de projeto, informações mínimas necessárias para bom andamento do estudo de classificação de área. Utilização de ferramenta de cálculo computacional para definição das extensões das zonas.

Horário
15h20 - 16h00

Palestrante: Ivan Ferreira Pinto (MODEC)

Palestra: Recomendações de serviços de inspeção de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.

Uma abordagem de critérios relevantes no suporte ao gerenciamento das recomendações de serviços de inspeção de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, considerando os aspectos que vão desde a qualidade dos registros de inspeção, passando pela priorização das não conformidades até uma proposta de indicadores de gestão e integridade dos ativos.

Horário
16h00 - 16h30

Intervalo para Coffee-break

Horário
16h30 - 17h10

Palestrante: Caroline Pontes Campos Correa (Senai)

Palestra: Exames Práticos nas Unidades de Competências Pessoais Ex 007 e Ex 008.

Com especialistas qualificados para o oferecimento de soluções completas para áreas com riscos de explosão, o Núcleo de Tecnologia em Instrumentação Industrial e Áreas Classificadas do SENAI de Santos também atua no provimento de soluções para automação, transformação digital em empresas, otimização de processos, gestão de ativos e normalização referentes a aspectos de segurança do trabalho para os setores industrial e portuário, apresentaremos também o Laboratório de Áreas Classificadas que conta com instalações e equipamentos elétricos e de instrumentação com vários tipos de proteção “Ex” adequados para locais contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

Horário
16h30 - 17h10

Palestrante: Mauricio Ballarine (Abendi)

Palestra: Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas.

Atualização sobre o status da certificação das Unidades de Competência em Atmosferas Explosivas, uma visão sobre o andamento das certificações por crédito estruturado e as certificações a serem implementadas por meio de exames teóricos e práticos.

Horário
17h10 - 17h40

Abertura para perguntas e interação entre os participantes e palestrantes

FORMATO
VIRTUAL

Sérgio Moises Rausch

Consultor Técnico na ABPEx- Associação Brasileira Para Prevenção de Explosões

1) Identificação das substâncias presentes, manipuladas, ou eventualmente substituídas nos processos industriais e suas características;
2) Controle da adequação de máquinas, equipamentos e instrumentos, fixos e portáteis, a estas características e à sua Cerificação; 3) Comissionamento e avaliação da sua instalação em função dos requisitos dos tipos de proteções correspondentes;
4) Inspeções periódicas para confirmar que os serviços de manutenção, reparos ou recuperações, foram executados por profissionais e/ou oficinas capacitadas ou Certificadas, objetivando manter a integridade da sua Certificação, ao longo do ciclo total de vida das Instalações, de forma a conferir a confiança e a segurança das pessoas envolvidas, do patrimônio e do meio ambiente.”

Realização







Siga as redes sociais da Abendi

Sobre a Abendi
Nós somos a Abendi, uma instituição técnico-científica provedora de soluções que colaboram para o incremento dos negócios das empresas e o desenvolvimento das pessoas.

Nosso foco é fomentar e difundir o conhecimento em integridade de ativos, contribuindo para a competitividade industrial, a valorização do profissional e a preservação da vida e do meio ambiente.
Contato